terça-feira, 5 de junho de 2012

Pirâmide Alimentar



Pães e cereais – 3 a 5 porções diárias


Alimentos ricos em carboidratos devem aparecer em quantidades maiores nas refeições, principalmente nas papas, pois aumentam a densidade energética, além de fornecerem proteínas. Aconselhar as mães o uso da farinha fortificada com ferro.

Verduras e legumes – 3 porções diárias



Alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. A quantidade para crianças, por refeição, deve ser menor do que para adulto pois um volume grande desses alimentos pode prejudicar a densidade energética. Devem ser variados, pois existem diferentes fontes de vitaminas nesse mesmo grupo.


Frutas – 3 a 4 porções diárias


Alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. São, também, importantes fontes de energia. Recomenda-se a oferta de duas frutas por dia.

Leguminosas – 1 porção diária


Esses alimentos são ricos em proteína além de fornecerem quantidades importantes de carboidratos e ferro. Quando combinados com cereal, como por exemplo o arroz, e um alimento rico em vitamina C podem ser comparáveis ao valor protéico e de ferro das carnes. 


Carnes, miúdos e ovos – 2 porções diárias


Esse grupo é fonte de proteína de origem animal (carnes e ovos). As carnes vermelhas, brancas e miúdos possuem ferro de alta biodisponibilidade e, portanto, previnem a anemia. Assim, a oferta desses alimentos deve ser feita a partir dos seis meses de vida, quando inicia-se a introdução dos alimentos complementares. As carnes são oferecidas trituradas, desfiadas ou cortadas em pequenos pedaços.

Leite e produtos lácteos – 3 porções diárias


Para crianças menores de dois anos, o leite materno pode ser o único alimento desse grupo. Para as crianças maiores de 4 meses totalmente desmamadas, não se recomenda a oferta de leite de vaca puro e sim adicionados a cereais, tubérculos e frutas. Esse grupo é básico para o lactente e complementar para crianças maiores de um ano. Fornece proteínas e cálcio. Esse último é fundamental para o desenvolvimento ósseo da criança.

Açúcares e doces – 1 porção diária


Antes do primeiro ano de vida não é recomendado o oferecimento de açúcar.

Óleos e gorduras – 2 porções


A gordura está presente naturalmente nas carnes e no preparo das refeições salgadas, devendo ser evitado o excesso e as frituras antes dos dois anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário