terça-feira, 5 de junho de 2012

ESCOLARES

Considerando-se as características biológicas, o escolar é a criança de 7 anos até que entre na puberdade, pois a partir deste evento ele será visto como adolescente. O escolar está, então, entre a fase pré-escolar e a adolescência, caracterizando crianças de 7 a 12 anos.
O termo escolar usado em estudos está relacionado a investigações do individuo a partir de seu ambiente escolar, a alimentação escolar, os lanches da escola, e a influencia da mesma no comportamento alimentar dessa fase da vida.
O crescimento nessa fase da vida é constante até a puberdade, em média 5 a 7 cm por ano e o aumento de peso é de 2 a 3kg por ano.
Esse período é caracterizado pela repleção energética, onde ocorre o aumento da proporção de peso para estatura, que é uma reserva para garantir o estirão pubertário na adolescência.
A maior socialização e independência, características desta faixa etária promovem melhor aceitação de preparações alimentares diferentes e mais sofisticadas. O trato gastrintestinal está mais desenvolvido e o volume gástrico é comparável ao do adulto.
Há maior segurança e maior independência das funções motoras que remetem ao aumento da atividade física informal como skate, patins e bicicletas, influenciando em um maior gasto energético. Mas também é nesta fase que se inicia o comportamento sedentário, como televisão, vídeo game, e computador, por fator cultural ou social.
A omissão do café da manhã que se inicia nesta fase ocorre devida maior independência adquirida. É comum também a diminuição do consumo de leite que pode comprometer o suprimento de cálcio necessário para formação de massa óssea. Essa situação se agrava no estirão da adolescência, onde há maior necessidade de cálcio, pois é quando que se atinge o máximo da mineralização óssea.
Os pais possuem grande influência sobre a alimentação dos filhos, pois são responsáveis pela oferta de alimentos e são modelos de alimentação, adotados comumente pelos filhos.
Quando ingressam na escola, os escolares passam a ter grandes influencias fora do ambiente familiar. O alimento passa a ter representação social e a escola passa a ser fonte de conhecimento sobre nutrição.
A escola pode auxiliar na alimentação do escolar e a promover hábitos alimentares saudáveis, como:
·             Oferecer alimentação equilibrada;
·             Orientar os alunos para práticas saudáveis;

·             Inserir a educação alimentar no âmbito escolar;
·             Envolver os pais nesse processo;
·          Controlar a comercialização de alimentos de baixo valor nutricional nas cantinas escolares.
Os alimentos com alta densidade energética fazem parte da vida dos escolares e esses devem aprender o quanto e quando devem consumi-los, sem que tenham prejuízos na sua condição nutricional.

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